Sementes da Liberdade / Seeds of Freedom (2012)


Sinopse:


“Sementes da Liberdade” mostra como apenas cinco empresas (Monsanto, Du Pont, Syngenta, Bayer e BASF) estão a tentar – e a conseguir – controlar o mercado mundial de sementes, com consequências dramáticas na diversidade e qualidade dos alimentos.

“Não tem a ver com alimentar o mundo. Não tem a ver com resolver alguns dos assuntos mais prementes que enfrentamos na actualidade. Tem a ver com controle econômico do setor alimentar”, afirma Zac Goldsmith, ex-conselheiro para o ambiente do primeiro ministro britânico, sobre a proliferação de sementes geneticamente modificadas (GM). Lançado em maio deste ano, o filme resulta de uma colaboração entre a Fundação Gaia e a Rede Africana de Biodiversidade (ABN – African Biodiversity Network), e é narrado pelo ator Jeremy Irons, Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

A substituição das sementes tradicionais por sementes GM envolve vários aspectos perversos, como o surgimento de super-pragas que obrigam os agricultores a recorrer aos pesticidas que os GM prometiam dispensar. Mas há mais. Muito mais. Do empobrecimento dos solos ao endividamento dos agricultores (que todos os anos têm de comprar sementes novas e que não produzem colheitas de que se possam alimentar), às escandalosas decisões de juízes com estreitas ligações às empresas produtoras de sementes GM.

O filme relata como o agricultor canadense Percy Schmeiser perdeu tudo o que tinha quando, após mais de 50 anos a reproduzir e selecionar as próprias sementes, os seus campos foram contaminadas por sementes GM patenteadas, provenientes de colheitas adjacentes. Nesta situação, sob a lei de patentes, a colheita torna-se propriedade da empresa produtora da semente GM.

Como é que chegamos a toda esta situação?

Sementes de Liberdade recua até ao final da Segunda Guerra Mundial, quando as empresas de produtos químicos precisaram encontrar novas funções para as suas matérias. Assim, explosivos e agentes químicos que atuam sobre o sistema nervoso foram reformulados e originaram fertilizantes e pesticidas. Em 1995 a Organização Mundial do comércio, sob pressão de poderosas empresas, determinou que microorganismos e processos microbiológicos pudessem ser patenteados. Estava aberto caminho para as sementes GM controlarem o mercado. Atualmente estas sementes encontram-se disseminadas nas América do Norte e do Sul, África e Índia.



Dados do Arquivo:

Direção: Jess Phillimore
Qualidade: DVDRip
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 690 MB
Duração: 00:30:12
Formato: AVI
Servidor(es): Depositfiles (DF) | Rapidshare (RS)


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Download (DF)

Download (RS):


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. A legenda está dando File not found.Por favor teriam como postar novamente ou enviar por email?
    Gratidão!
    tereknippel@hotmail.com

    ResponderExcluir