De Batutas e Batucadas (2009)


Sinopse:

"De Batutas e Batucadas" narra o histórico encontro entre Villa-Lobos e o Maestro Leopold Stokowiski, no navio S.S. Uruguay, em 1940, no porto do Rio de Janeiro, e as gravações musicais que resultaram deste encontro. Stokowiski chega ao Brasil patrocinado pelo governo norte-americano, dentro da "Política de Boa Vizinhança" junto à América Latina. Aqui com a ajuda de Villa-Lobos, o maestro arregimenta um conjunto de figuras emblemáticas da música popular carioca como Donga, Cartola, Zé Espinguela, Pixinguinha, João da Bahiana, Jararaca e Ratinho, Zé da Zilda entre outros. As gravações deram origem a coletânea "Native Brazilian Music", lançada apenas nos Estados Unidos. A maioria dos músicos morreu sem nunca tê-la ouvido.

O documentário ainda traça o perfil biográfico de Villa-Lobos, desde sua iniciação musical até sua consagração como compositor e personalidade da cultura reconhecida mundo afora. Destaca a relação de Villa-Lobos com as manifestações culturais de seu país, as quais serviram de manancial de influência na sua vida e obra. O contato e a interação de Villa-Lobos com a cultura popular estão explícitos em várias de suas obras, mas o convívio do compositor com expoentes da música popular brasileira e astros do samba, do choro e do carnaval demonstra a paixão e o interesse de Villa-Lobos pela sua terra e sua gente, tornando-se assim uma síntese exemplar entre o popular e o erudito.


Dados do Video:

Direção: João Carlos Fontoura
Áudio: Português
Duração: 00:52:26

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Assistir online:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário