Assassinato Colateral / Collateral Murder (2010)



Sinopse:

A Wikileaks, uma organização que publica documentos secretos de fontes anônimas, e que evidenciam a má conduta do governo e das corporações, publicou em 2010 um vídeo mostrando um helicóptero Apache do exército norte-americano atirando inadvertidamente contra civis no Iraque.
A organização afirma que o video, filmado do cockpit do helicóptero, mostra um ataque de metralhadora calibre 30mm em um quarteirão do subúrbio de Nova Bagdá, em Julho de 2007. O ataque resultou no assassinato de 12 pessoas, incluindo 2 jornalistas, Namir Nour El Deen, e Saeed Chmagh, recém contratados pela agência de notícias Reuters. Os pilotos teriam confundido as câmeras dos jornalistas com fuzis AK-47, e o grupo em que estavam com insurgentes, abrindo fogo contra eles. Apesar de haver indivíduos armados no local, eles estavam relaxados, e definitivamente não estavam engajados em combate como afirmou o relatório oficial do exército norte-americano.
Na sequência do ataque, os helicópteros alvejaram uma van de um civil que chegou ao local e se dispôs a ajudar os feridos, matando também o homem e ferindo gravemente duas crianças que estavam no interior do veículo. As crianças foram socorridas, mas lhes foram negadas o atendimento no hospital de campanha norte-americano, onde teriam acesso a melhores recursos, sendo levadas ao hospital central de Bagdá, o que implicou em um atendimento mais demorado e de pior qualidade.



Dados do Vídeo:

Produção: Julian Assange
Áudio: Inglês
Legenda: Inglês / Português
Duração: 00:17:47

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário